sábado, 27 de março de 2010

A VOZ DO POVO - VOZ DE DEUS?

Desde criança ouço uma expressão popular que diz “A voz do povo é a voz de Deus”. Não concordo com esse adágio, pois ao analisarmos os grandes acontecimentos, especialmente alguns relatados na Bíblia, chegaremos à conclusão de que há divergência nessa afirmação popular.

                                            Vejamos:
>O livro de Êxodo no capítulo 32 relata a "voz do povo", uma história da ingratidão do povo que estava sendo conduzido no deserto com TODO cuidado por DEUS, e em dado momento, poucos dias após a ausência de seu líder "Moisés”, esquecem de Quem Os estava dirigindo, e passam à adorar outros deuses em um objeto feito por eles mesmos um “bezerro de ouro”.


>>Em Mateus 27:17 vemos até onde pode chegar a “voz do povo”. > “Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?” O povo, democraticamente, deu seu voto: Barrabás. E assim foi libertado um criminoso e crucificado um inocente.

Como você está acostumado ouvir, “...a voz do povo é a voz de Deus”, mas na condenação de Jesus, a voz do povo foi a voz de Satanás, pois havia demônios infiltrados em meio ao povo:
“Os próprios demônios, em forma humana, achavam-se na turba, e que se poderia esperar, senão a resposta: ‘Seja crucificado’? (Mt 27:22)” (O Desejado de Todas as Nações, p. 733).

Querido(a), você precisa conhecer a VERDADE por você mesmo para não ser desencaminhado pela multidão, pois quem acompanha a multidão permite que os outros ditem suas ações.

*Houve uma ocasião, entretanto, em que o povo salvou um inocente de ser condenado. Jônatas, filho do rei Saul, acompanhado do seu escudeiro, subiu à guarnição dos filisteus e ambos mataram perto de vinte homens. Houve grande alvoroço no arraial dos filisteus, e então Saul e todo o povo se uniram à batalha e puseram os filisteus em fuga.


*Saul havia ordenado que ninguém comesse algo antes do anoitecer. Mas Jônatas não sabia da ordem do pai e comeu um favo de mel. Quando Saul soube disso, quis matar o próprio filho. Foi nesse instante que o povo interferiu, dizendo a Saul: “Morrerá Jônatas, que efetuou tamanha salvação em Israel? Tal não suceda. Tão certo como vive o Senhor, não lhe há de cair no chão um só cabelo da cabeça! Pois foi com Deus que fez isso, hoje. Assim, o povo salvou a Jônatas, para que não morresse” (1Sm 14:45).


Nesse caso, o povo evitou que uma injustiça fosse cometida pelo rei. Ora, o povo é constituído por indivíduos.


Estamos iniciando uma semana chamada pelos Cristãos de; “SEMANA SANTA”. Todos nesse momento estão em estado de meditação, ao relembrar o maior feito de um Ser que se tornou humano e fez parte do “povo”, mas não pecou. Ele escolheu esse povo para resgatar-lhes da morte e restaurar a vida Eterna.

Como povo escolhido e como indivíduos precisamos deixar que DEUS NOS DIRIJA. Quando isso acontecer, só então a voz do povo será a VOZ DE DEUS.

"Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente". Deut. 4:6

Izaias




*Meditações matinais-22.03.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário