domingo, 16 de agosto de 2009

PAREDES RABISCADAS




Faz alguns meses, tenho observado minha pequena filha, empunhando lápis, caneta, pincel e tudo que possa deixar marcada as paredes de nossa casa, com riscos de todas as dimensões e profundidade!

Quero crer seja demonstração de uma nova artista plástica que esteja nascendo, em seu ensaio para uma promissora carreira!

No início me preocupou a aparente desordem com que projetava seus rabiscos nas paredes até então lisinhas, sem “estrago” aparente. Então me lembrei com o que ocorrera com Thomas Alva Edison; Um dia quando ainda criança, ele teve a brilhante idéia de atear fogo nos cabelos de sua irmã, causando tamanha preocupação à família pelo ato executado! Mas o pai desse ilustre inventor, soube canalizar e direcionar sua criatividade, e incentivá-lo a que executasse suas experiências com outros objetos e não nos cabelos de sua maninha!
Você não precisa de mais informação a respeito do que ele inventou!!! Pois está lendo esse texto em um objeto aprimorado que partiu do princípio de seu invento “lâmpada”.

Minha esposa no início teve a iniciativa de ralhar com nossa pequena pra não fazer mais “estragos” nas paredes de casa, mas interrompi e disse-lhe “As paredes podem ser pintadas em qualquer tempo! Deixe nossa lindinha se expressar!”. Essa manifestação “artística” é fase da idade, e logo passa, em breve virá outra diferente!

Faz muito tempo que vi um pregador lá do púlpito em pleno sermão, mostrar com orgulho uma velha bíblia rabiscada em suas páginas! Eram rabiscos que sua filha fizera quando criança. Ele expressava saudade daquele tempo de convívio com sua filhinha!
“Pais, dêem mais atenção aos seus filhinhos” dizia ele emocionado!

Muitas crianças são “podadas” em suas manifestações, simplesmente pra não “sujar” as “paredes” do lar.

Lendo algumas frases;
* Nilza Menezes:
“As paredes de minha infância eram limpas, mas hoje eu acho que deveria tê-las pichado”.
*Alexandre Brito: “Sempre corri atrás de mim como uma criança atrás de um balão levado pelo vento, eu era o vento e não sabia” Elas expressam certa frustração de um adulto que foi castrado nas suas iniciativas de descobrimento e crescimento intelectual.

-Minha Linda! Pode executar seus “rabiscos”. Quero viver presente em cada fase de seu crescimento minha princesinha!

“Um beijo meu amor”

Papai.


"A criança mostra o que é pelo que faz: pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa" (Proverbios 20:11 - ntlh)

Nenhum comentário:

Postar um comentário