quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS




QUE TIPO DE PAI VOCÊ SE CONSIDERA?

Estamos chegando próximo de mais um dia em que se comemora o "dia dos pais".
Estava buscando os diversos aspectos o que representa ser um Pai.
Encontrei num site várias frases sobre pais, duas chamaram minha atenção:

> " Pai é um burro bravo que o filho amansa pro neto montar.”

> "A coisa mais importante que os pais podem fazer por seus filhos é amar a mãe deles.”

Após a leitura me veio à mente uma pergunta:
Que tipo de pai eu sou?
Para encontrar a resposta eu precisava descobrir quantos tipos de pais existem.
Encontrei pelo menos, quatro tipos:

1. Pais autoritários – Esse pensa que autoridade é mais importante do que relacionamento; ele ignora que respeito não se impõe, se conquista. O pai autoritário detesta que suas ordens sejam contrariadas. Ele pensa que após a sua fala resta somente aquela adesão mental dos quartéis: sim senhor! Por julgar-se dono da verdade cria os filhos em regime de caserna. Sobre este tema uma grande educadora disse o seguinte: “Pais... combinem o afeto com a autoridade, a bondade e a simpatia com a firme restrição.” ( Ellen G. White > O Lar Adventista, pg. 222).

2. Pais permissivos – È o tipo tolerante, não consegue inserir limites no processo educativo dos filhos, talvez porque tema ser considerado exigente, ou porque pensa que assim vai ganhar a admiração dos filhos, porque quer ser visto como pai contextualizado, ou talvez, porque sua própria conduta não lhe dá o direito de demarcar o comportamento dos filhos. “O pai é colaborador de Deus, para promover os elevados princípios divinos na vida de seus filhos” (Idem, pág. 212).

3. Pais omissos – este não tem o direito de ser chamado de pais visto que as implicações mais comuns da paternidade não lhe dizem respeito. O fato de contribuir para colocar alguém no mundo não confere a um homem a qualificação de pai.

4. Pais conceituados – Não abrem mão da autoridade, estabelecem limites, defendem os princípios negociam o negociável e super estimam o relacionamento. “O pai é em certo sentido o sacerdote da família, apresentando ante o altar de Deus o sacrifício da manhã e da tarde.” (ibidem, pág. 211).

Após tomar conhecimento, só me restava agora fazer a avaliação do meu próprio perfil.

Eu fiz.

E para minha surpresa eu precisava melhorar em vários aspectos.

Que tipo de pai você se considera?
Você também acha que precisa melhorar em alguns aspectos?

Peço permissão para sugerir três itens, nos quais eu penso que a grande maioria dos pais precisa melhorar.
São eles:
Mais comunicação,
Mais afetividade e
Mais tempo.

Aproveite estes dias que antecedem o grande "dia" pra melhorar nestes três aspectos.

Um abraço.

Izaias Teixeira Corrêa


"Que nossos filhos sejam, na sua mocidade, como plantas viçosas, e nossas filhas, como pedras angulares, lavradas como colunas de palácio.” (Salmo 144:12).

“Tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor é o Teu nome desde a antiguidade.” (Isaias 63;16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário