sexta-feira, 17 de julho de 2009

Línguas Estranhas x Outras Línguas

Tenho presenciado tantas confusões entre os Cristãos a respeito desse tema.
A Bíblia é um livro Claro e objetivo. Por vezes parece incompreensível, mas devemos "cavar", "esquadrinhar", buscar informações, elas estão Lá.

Jamais devemos Abrir a Santa e Sagrada Bíblia sem antes pedir Auxílio ao Santo Espírito por meio da oração, para que possamos compreender Seu Conteúdo.

A Palavra de Deus.

OBSERVE:

Paulo e Barnabé, receberam a imposição de mãos, foram separados para a Obra de Evangelização e batizados no Espírito Santo; todavia não falaram “línguas” (Atos 13:2-3).

Jesus Cristo, o bendito Salvador, modelo Real para o cristão, de forma singular foi batizado pelo Espírito Santo, e, também não falou “línguas”. Lucas 3:22.


LÍNGUAS ESTRANHAS?


O Dr. Tancredo Vilhena Sobrinho, pesquisador cristão, relata dois tipos de “línguas estranhas”, por ele ouvidas.
A primeira, no verão de 1944, em São Paulo, num Templo Pentecostal: “Tabititi, tabititi, tabititi, maralá, maralá, maralá, maralá. Siquiá, siquiá, siquiá”.

A segunda, em 1948, também em São Paulo, num Centro Espírita: “Macaliti, macaliti, macaliti, izabu, izabu, izabu. Macaliti, macaliti, lambantã, pororó, ciquidi."

Outro pesquisador cristão, Elemer Hasse, há três décadas ouviu entre os irmãos pentecostais, esta outra “língua estranha”: “Laralaque, laque, laque! Lique, lique! Lique! Salalaque, mamauá, meneasiri, si-sis-si-si-sisi. Cára, cá, cá, que!”
(Luz Sobre Fenômeno Pentecostal, pág. 156.)

Presentemente ouvem-se estas “línguas estranhas” entre os conversos Neo-Pentecostalistas.

Eu as ouvi, dentre tantas outras expressões desconexas!: “Cantaialas, alarraias, raleluias ele cantaialas, glória cantaiala narraias laia lanarraias... (Terra de Cantarinamaia. Rimaracaxô, Select. Manaios.)

Um querido irmão, egresso do candomblé, disse que lá se falam línguas idênticas, tremendamente semelhantes, e outro afirmou que “MANAIOS” é origem de outra palavra que quer dizer: árvore da mata. No candomblé, prosseguiu, MATA está muito ligada com Exú, que é Satanás. Também ouvi as “línguas estranhas” católicas. Ouça: “Shalababalala... babalababala...balabaiam... balabaiam... balabaiam...”

Sobre esse assunto, uma escritora cristâ, já se referiu a mais de um século. Leia o que ela escreveu:

“Os planos do inimigo são tão ardilosos, e tão capciosas as complicações suscitadas por ele, que os que são fracos na fé não conseguem discernir seus enganos. Eles caem nas ciladas preparadas por Satanás, o qual atua mediante instrumentos humanos para enganar, se possível, os próprios eleitos. Unicamente os que se acham firmemente ligados a Deus conseguirão discernir as falsidades e as intrigas do inimigo”. (Ellen. G. White - Australasian Union Conference Record, 1º/2/1904).


Querido Amigo, “LÍNGUA” é um sistema de linguagem que os seres humanos dotados de inteligência se comunicam e se entendem perfeitamente. O Dr. Willian Welmers, professor de línguas africanas da Universidade da Califórnia (EUA), diz: “Até o presente, nenhum lingüista identificou qualquer emissão destes sons como qualquer língua humana real, existente hoje, no passado ou no futuro.” (These Times, 4/70, pg. 11.)

Vamos analisar o fenômeno ocorrido em Atos 2.

Que línguas foram faladas no Pentecostes?

Alguns dizem que foram línguas estranhas, outros declaram que foram línguas de Nações, faladas pelos apóstolos, sem que antes tivessem aprendido tais idiomas.

A concessão do dom de línguas relatada em Atos 2 foi a maravilhosa capacitação dos discípulos para cumprirem a ordem de IR e pregar o evangelho a todo mundo (mat. 28: 19)

O grande desafio era o seguinte: Como homens simples (os discípulos) poderiam pregar o evangelho para pessoas de tão diferentes nacionalidades, reunidas para a festa de Pentecostes? Ao contrário do que aconteceu no Pentecostes (quase três mil pessoas convertidas - veja atos 2: 41) as chamadas línguas estranhas dos pentecostais não têm nenhum fim evangelístico, pois são faladas entre os próprios crentes de uma mesma nacionalidade e em um mesmo recinto.

*O VERDADEIRO E O FALSO DOM DE LINGUAS

Para se ter uma compreensão correta do que é o verdadeiro dom de línguas, além de se ler Atos 2 , é preciso ler os capítulos 12, 13, 14 de I Coríntios.

O Espírito Santo não age sem propósitos, sem objetivos, age somente para o que é útil diante de Deus. Qualquer crente sincero, sem idéias preconcebidas, perceberá o seguinte:

>VERDADEIRO DOM DE LINGUAS = capacidade de falar outros idiomas sem os haver estudado. Recurso divino para facilitar a pregação do evangelho aos estrangeiros.

>FALSO DOM DE LINGUAS = Palavras complicadas, esquisitas, incompreensíveis, proferidas por alguém em delírio, em transe, ou mesmo em estado normal (neste caso, por pura vaidade, condicionamento da mente, ou exibicionismo) devemos lembrar também, que o Espírito Santo atua com reverência (Heb. 12:28); com decência e ordem (I Cor. 14:40) ; sem confusão (I Cor. 14:33); sem gritaria (Efés. 4:31); e no silêncio (Hab. 2:20).

MEU AMIGO!

A linguagem humana é o elo de ligação com Deus que a criou e nos fez à Sua própria imagem e semelhança. Línguas que não contém substantivos, verbos, adjetivos nem outros componentes lógicos da comunicação humana, se não for desordem mental, é mais uma contrafação do diabo para enganar os sinceros.

As “línguas estranhas” faladas hoje no Movimento Pentecostal e Católicos Carismáticos, nada tem em comum com as 3.000 línguas existentes na Terra. Por conseguinte, valor nenhum possui para a edificação inteligente da fé cristã. Aliás, o apóstolo Paulo o reconhece. Diz ele categoricamente: ... se eu for ter convosco falando OUTRAS LÍNGUAS, em que vos aproveitará?... o entendimento fica sem fruto.” I Cor. 14:6, 14. “... porque falo em OUTRAS LÍNGUAS, mais do que todos vós... quero porém falar CINCO palavras em minha própria inteligência... do que DEZ MIL em língua desconhecida (estranha).” (I Cor. 14:18-19.)
Paulo era um poliglota, isto é, falava fluentemente outros idiomas (LÍNGUAS DE OUTRAS NAÇÕES), por exemplo:

Grego (Atos 21:37,40),
Hebraico (Atos 22:2);

Aramaico e Latim, certamente, porque cursou nas melhores escolas judaicas e romanas, todavia jamais pregaria ou proferiria uma oração para um grupo de pessoas que não conhecesse sua linguagem, sem um tradutor. Valor nenhum teria! Como não tem mesmo, não é?

Jesus garantiu: “...em Meu nome... falarão NOVAS LÍNGUAS” Marcos 16:17. Esta promessa foi feita após a Comissão Evangélica: IDE! (Marcos 16:15).

Jesus capacitaria Seus discípulos para pregarem o evangelho a “toda a nação e tribo e língua e povo” (Apocalipse 14:6.)

O PENTECOSTE foi a comprovação de que este dom é realmente a capacitação Divina para cumprir o IDE. Veja: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar NOUTRAS LÍNGUAS...” Atos 2:4. Os discípulos, pelo poder do Espírito Santo, passaram a falar as línguas dos “Pardos, medos, elamitas”. Dos habitantes da “Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia, Panfília, Egito e Líbia. Romanos, cretenses e árabes” Atos 2:9-11. Estes estrangeiros, que estavam em Jerusalém para a festa da Páscoa, maravilhados, testemunharam de que os discípulos não falaram palavras desconexas e sem sentido, ao afirmarem:“...todos os temos ouvido falar em nossas PRÓPRIAS LÍNGUAS...” Atos 2:11.

Glória a Deus! Aleluia!
Meu amigo, não se deixe ser enganado pelas astúcias do inimigo!

Que o Pai do Céu o leve a considerar com carinho tudo isto.

(A.D.O.S - L.Gonzales ).

O Criador não é irracional.

Mais informações sobre esse tema>>> allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" type="application/x-shockwave-flash" src="http://www.youtube.com/v/f9kg9W7Rzpo&hl=pt_BR&fs=1&rel=0">


CUIDADO!

2 comentários:

  1. Sou fundamentalista biblico, creio que o dom de línguas cessou ao vir o que é perfeito ou seja o toal da palavra revelada ,hoje o livro de Deus ou Biblia sagrada. I Corintios 13:10 em contexto com o V9 e 12 nos dá uma visão do assunto.
    Se cessou não há mais lugar para este dom dentro da igreja ,o diabo é o maior enganador , temos que despertar os que são enganados por ele.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Vicente.
    Nos primórdios do cristianismo Deus atuou por seu Santo Espírito para que a mensagem fosse levada “...todos povos línguas e nações”, e ele o fará se necessário hoje ainda! Porém, agora temos mais recursos que naquela época.
    Obrigado por sua participação!
    Um abraço em Cristo!
    Izaias

    ResponderExcluir