sexta-feira, 3 de julho de 2009

AMIGOS DE VERDADE

“... mas tenho-vos chamado de amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.” (João 15:15).

Fernando Brandt, letrista de música brasileira, disse certa vez o seguinte “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração.”

Quando se fala em amigos, os nomes de Davi e Jônatas aparecem na Bíblia como exemplo histórico. Em I e II Samuel, existem três passagens que contém referências a essa amizade. Dessas, a mais conclusiva diz o seguinte; “Sucedeu que, acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a de Davi; e Jônatas o amou como à sua própria alma.” (I Samuel 18:1).

A entrevista entre Davi e Saul, na corte em Gibeá, pôs Davi em contato com um amigo especial, Jônatas. Uma poderosa amizade desenvolveu-se entre os dois, de tal maneira, que o texto em hebraico que se refere a essa amizade pode ser traduzido assim a alma deles foi “costurada” um, à outra e eles se amaram como amavam, a própria alma.

Eis aí o começo de uma amizade clássica, o exemplo da amizade sugerida por Cristo no Novo Testamento.
Existem outros aspectos que tornam a amizade de Davi e Jônatas mais admirável. A vida nos ensina que os grandes amigos possuem muitos pontos em comum, o que a amizade de Davi e Jônatas contraria.

Eles pertenciam a mundos diferentes.

1- Davi era pastor de ovelhas, Jônatas era um soldado.

2- Davi morava no campo, Jônatas morava na cidade.

3- Davi era pobre, Jônatas era rico.

4- Davi era jovem, Jônatas era adulto.

5- Davi era filho de um camponês, Jônatas era filho do rei.

Com todas essas diferenças podemos afirmar que essa é uma amizade incomum. Mas, ainda existe outro problema, os dois deveriam ser inimigos ou adversários, porque o trono que era de Jônatas foi prometido a Davi. A amizade deles venceu todas as diferenças. Venceu as diferenças sociais, as diferenças de faixa etária, as diferenças regionais e as diferenças políticas.

Em nome dessa amizade Jônatas abriu mão de bens pessoais, abriu mão do reino, abriu mão de sua segurança física.

Quanto a Davi, ele provou sua amizade por Jônatas enquanto este ainda estava vivo; provou sua amizade quando Jônatas morreu e provou sua amizade com os descendentes de Jônatas.

Para mim, entretanto o ponto mais alto dessa amizade foi o momento em que Jônatas disse se referindo a Davi: “...tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo...” (I Samuel 23:17). Ninguém pode duvidar de uma amizade que é capaz de abrir mão dos próprios interesses.

Você consegue lembrar-se de algum momento em que seus pais, seus amigos, abriram mão de interesses pessoais por amor a você?

Que tal aproveitar esse dia para agradecer por alguns desses momentos.

Eu tenho um grande amigo!

Um dia ele me disse e continua dizendo também para você... “Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.” (João 15:14).

Esse meu amigo é o Soberano JESUS.

(A.Bullón-Janelas para a vida-2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário